Lamas

Sua Eminência
Chagdud Tulku Rinpoche

Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche nasceu no leste do Tibete (Kham), em 1930. Reconhecido aos quatro anos como um tulku (encarnação de um mestre de meditação), recebeu treinamento rigoroso e aprofundou os seus estudos em retiros extensos. Ele tinha uma afinidade especial pelas artes sagradas e pela medicina tibetana, e era famoso por sua voz maravilhosa, como cantor.

Em 1959, ele escapou da ocupação comunista do Tibete e viveu exilado em comunidades de refugiados na Índia e no Nepal até se estabelecer nos Estados Unidos, em 1979. A pedido dos seus alunos ocidentais, criou a Fundação Chagdud Gonpa, uma rede de centros da linhagem Nyingma do Budismo Vajraiana. Em 1994, mudou-se para o Brasil e começou a construção do seu centro principal, o Khadro Ling, no Rio Grande do Sul. Quando morreu, em 2002, ele havia fundado mais de vinte centros no Brasil, Uruguai e Chile.

Ao viajar e ensinar constantemente, irradiando entusiasmo e compaixão, tornou-se o lama do coração de centenas de alunos e foi uma inspiração profunda para milhares de outros. Quando lhe perguntavam por que, aos sessenta e quatro anos, mudou-se para a América do Sul ao invés de permanecer confortavelmente nos Estados Unidos, respondia: “percebi a fé dos brasileiros e o seu interesse no Budismo e quis ensiná-los”.

Sua esposa, Chagdud Khadro, é a Diretora Espiritual dos seus centros na América do Sul. Seu filho, Tromge Jigme Rinpoche, treina alunos na meditação mais elevada de Dzogchen e é o mestre vajra de muitas grandes cerimônias e iniciações nos centros do Chagdud Gonpa nas Américas do Norte e do Sul. Chagdud Rinpoche também teve uma filha, Dawa Lhamo, que reside no Colorado.

Agora, em um ciclo completo, o tulku de Chagdud Rinpoche foi reconhecido por Khenpo Ngagchung no Tibete. Conhecido como Chagdud Yangsi, ele é o foco das preces e aspirações profundas dos membros da sanga ao redor do mundo.

 

“Se eu tivesse que deixar somente um legado, seria o da sabedoria da motivação pura. Se eu tivesse que ser conhecido por um único título, seria o de lama da motivação… No momento em que os nossos corações se inclinam à compaixão por todos os seres, a nossa motivação se expande em direção à motivação todo-abrangente de um bodisatva.”

S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche.

chagdud-khandro

Chagdud Khadro

Chagdud Khadro conheceu Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche em março de 1978, casou-se com ele em 1979 e foi aluna dedicada até o parinirvana dele, no dia de seu aniversário de casamento, vinte e três anos mais tarde.

Ao ordená-la lama em 1997, Chagdud Rinpoche designou-a para ser a futura diretora espiritual do Chagdud Gonpa Brasil. Na função de lama dirigente após a transição do Rinpoche, Khadro tem se concentrado em dar continuidade ao treinamento vajraiana de alta qualidade estabelecido por ele.

Durante o tempo vivido com o Rinpoche, Khadro recebeu treinamento constante, que abrangeram desde a organização de atividades do Darma, até os ensinamentos e prática do Vajrayana. Ela colaborou em sua autobiografia O Senhor da Dança e, sob sua orientação, compilou comentários de seus ensinamentos sobre o ngondro do Dudjom Tersar, sobre a prática de powa de Longsal Nyingpo e sobre a versão concisa de Tara Vermelha de Apong Terton. Antiga diretora e editora da Padma Publishing nos Estados Unidos, Khadro editou muitas traduções de obras tibetanas. Após sua mudança para o Brasil com o Rinpoche em 1995, ela passou a trabalhar na publicação de traduções para o português e o espanhol de textos do budismo tibetano.

Jigme Tromge Rinpoche

Rinpoche nasceu em 1964 em Orissa, Índia, onde teve a boa fortuna de receber uma educação budista tradicional. Foi extensamente treinado nos ensinamentos e práticas da tradição Nyingma do Budismo Tibetano e estudou com muitos grandes mestres da atualidade, entre eles S.S. Dudjom Rinpoche, S.S. Khyentse Rinpoche e S.S. Jigme Phuntsok Rinpoche. Também estudou filosofia com Khetsun Sangpo Rinpoche e na escola de filosofia de Penor Rinpoche.Rinpoche imigrou para os Estados Unidos em 1988. Após completar o tradicional retiro de três anos guiado por seu pai, mudou-se para o Ati Ling em 1992, tornando-se o lama residente. Atualmente, Rinpoche viaja pela América do Norte, América do Sul e Ásia concedendo ensinamentos e conselhos com sua gentil sabedoria e cordialidade. Como autorizado por seu mestre de Dzogtchen Khenpo Ngagchung, do Tibete oriental, e solicitado por Chagdud Khadro, Jigme Rinpoche agora oferece ensinamentos de Dzogtchen no contexto dos retiros anuais que Chagdud Rinpoche estabeleceu no Brasil. Rinpoche é também o mestre vajra nos drubtchens da Essência do Sidi e Vajrakilaia que acontecem no Khadro Ling.

Além de compartilhar a responsabilidade sobre monastérios no Tibete e no Nepal, é o fundador e diretor do Padmasambhava Peace Institute e diretor da Fundação Mahakaruna, uma instituição de caridade internacional fundada por Chagdud Rinpoche, que assiste idosos, doentes e necessitados em várias partes da Ásia além de trabalhar para preservar a cultura do Budismo Tibetano.

jigme

Lamas ordenados por S.Ema. Chagdud Rinpoche

[vc_wp_text] [/vc_wp_text]

Lamas associados

[vc_wp_text] [/vc_wp_text]

Lamas Visitantes

[vc_wp_text] [/vc_wp_text]